Projetos de Pesquisa

2022 – Atual

CAPACITAÇÃO EM DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL: da qualidade da água aos instrumentos de gestão para a bacia da Lagoa da conceição
 
Descrição: Este projeto, realizado em conjunto com o Laboratório de Águas pluviais Urbanas e Técnicas Compensatórias(LAUTEC), visa estudar a Lagoa da Conceição. Classificada como uma laguna costeira, é o maior ambiente lagunar de Florianópolis, sendo patrimônio paisagístico, arqueológico e econômico, e notadamente vem sofrendo com o crescimento urbano desordenado, ocasionando problemas relacionados à qualidade da água e desastres hidrológicos como inundações, alagamentos. O objetivo geral deste projeto constitui-se do monitoramento hidrológico de três rios que afluem para a Lagoa da Conceição; Rio João Gualberto, Rio Apa e Rio Porto da Lagoa e, também o desenvolvimento do curso de capacitação em drenagem urbana. Para tanto, será realizado o monitoramento da qualidade da água em dois pontos amostrais para cada rio; à “montante”, local próximo a nascente e a “jusante”, quando os rios já atravessaram grande parte da urbanização, através da coleta padronizada de amostras de água e posterior análise laboratorial. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente e comparados como a resolução CONAMA 357/2005, afim de compreender a influência antrópica sobre os rios. Também, serão produzidos boletins mensais para divulgar os resultados obtidos, em cada campo, à sociedade. O monitoramento dos hidrológico e de qualidade da água é um importante passo para o controle do impacto ambiental causado pelo consumo inapropriado de recursos hídricos e emissão de poluentes. Espera-se como resultados, que o projeto contribua para o desenvolvimento científico, ao produzir um banco de dados confiáveis e representativos de qualidade da água em rios que adentram à Lagoa da Conceição, expandindo os estudos já realizados pelo laboratório. Acesse aqui os boletins mensais de qualidade da água.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Patricia Kazue Uda – Coordenadora / Alenxandra Finotti – Integrante/ Davide Franco – Integrante/ Priscilla Kern – Integrante/ Thays Mitsuko Tsuji – Integrante/ João Henrique de Siqueira- Integrante/ Marcio Ishihara – Integrante/ Aline Sarda – Integrante/ Julia dos Santos da Silva – Integrante/ Ezequiel de Conti – Integrante/ João Antônio – Integrante/  João Albino – Integrante/José Henrique Hess – Integrante.

2017- Atual
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL NA BALNEABILIDADE DA LAGOA DA CONCEIÇÃO
 
Descrição: Caracterizado por serem áreas de transição entre ambientes terrestres e oceânicos, os ecossistemas costeiros, lagunas e estuários estão entre os sistemas aquáticos mais produtivos do mundo, tanto pelo aporte de nutrientes, como pela elevada biomassa e pelos complexos processos biogeoquímicos e suas interações com os sedimentos (Billen et al., 1991; Nixon,1995; McGlathery et al., 2001; Lloret, 2008). A Lagoa da Conceição constitui um dos sistemas lacustres mais importantes do Brasil. Segundo estudos populacionais realizados por Campanário (2010) indicam que a população urbana no entrono da laguna cresceu 93,19% do ano de 2001 á 2015 a uma taxa de 6,3% ao ano, sendo que a taxa referente ao Estado de Santa Catarina para o mesmo período foi de 1,5% ao ano (Campanario, 2007). Além disso, segundo O Plano Municipal Integrado De Saneamento Básico, para a Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição a fração da população atendida pela rede de coleta de esgoto sanitário é de 15% (MPB, 2010). Seguindo os pressupostos de pesquisa do laboratório, o presente trabalho objetiva avaliar a influência do crescimento populacional no entorno da Lagoa da Conceição e as consequentes alterações na qualidade da água da laguna com relação a sua balneabilidade de 2002 a 2017. Os objetivos dessa pesquisa serão alcançados seguindo os seguintes passos: A) Armazenamento dos registros de balneabilidade do banco de dados da FATMA em uma planilha de banco de dados do LaHiMar; B) Consistência de banco de dados populacionais da Lagoa da Conceição do censo de 2000 e 2010, emitidos pelo IBGE, e inserção em um modelo de projeção populacional; C) Sub-dividir a população total da bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição por sub-bacias com o auxílio de um software SIG (Sistema de Informação Geográficas) e mapas de uso e ocupação do solo; D) Análise temporal da balneabilidade nos pontos coletados pela FATMA correlacionando com a condição de cada ponto (?próprio? ou ?impróprio?) ao longo dos anos e entre alta e baixa temporada; E) Análise espacial dos dados de balneabilidade correlacionando com a população da sub-bacia no entorno desses locais. Nesse projeto se espera apresentar uma correlação da balneabilidade da Lagoa da Conceição com o crescimento populacional na área de influência da bacia. Além disso, espera-se buscar uma relação da balneabilidade da Lagoa da Conceição com a época de alta temporada, em que a população de Florianópolis chega a dobrar, agravando ainda mais o impacto causado na qualidade da água. Ressalta-se, também a contribuição do projeto na capacitação de recursos humanos por meio do envolvimento de alunos de graduação e de pós-graduação nas atividades. Por fim, este trabalho dará continuidade e expandirá estudos já realizados pelo Laboratório de Hidráulica Marítima (LAHIMAR) na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Victor Eduardo Cury Silva – Integrante / Marcos Aurelio Machado – Integrante.

 
2017 – Atual
ESTUDOS SOBRE CICLO HIDROLÓGICO, BIOGEOQUÍMICA E HIDRODINAMICA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO. LEVANTAMENTO, ANÁLISE E MODELAGEM COMPUTACIONAL DE DADOS AMBIENTAIS
 

Descrição: O aumento das concentrações de nutrientes são as formas mais comuns de perturbação ambiental, causadas pela urbanização não planejada em cidades costeiras. Diversos estudos têm evidenciado que as principais causas de contaminação na zona costeira do Brasil estão relacionadas ao processo de adensamento populacional (GESAMP, 2001; BRAGA et. al., 2000). Estudos recentes indicam que 61% da população mundial vive em regiões costeiras (Bianchi, 2007). Em Santa Catarina, 38 % da população reside na zona costeira (IBGE, 2012). O censo 2010 mostrou que a cidade de Florianópolis apresenta uma densidade populacional média de 624 hab./km², em contraste com a média do estado, que é de 70,27 hab./km². Dentre os distritos da cidade, os que compõem a bacia hidrográfica em estudo, o distrito da Lagoa da Conceição, da Barra da Lagoa e de São João do Rio Vermelho, estão entre os 6 com maior densidade populacional. Além disso, segundo a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), na cidade de Florianópolis o sistema de esgotamento sanitário atende apenas 51,6 % das áreas urbanas. OBJETIVOS – GERAL E ESPECÍFICOS Desenvolver modelo hidrodinâmico e biogeoquímico para a bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição, integrando informações hidrológicas, climatológicas, biogeoquímicas e hidrodinâmicas. – Compreender os termos do balanço hídrico das sub-bacias, bem como da laguna. – Quantificar as descargas de nutrientes (nitrogênio e fósforo) de fonte mineral, vegetal e antrópica da bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição. – Identificar as forçantes climáticas que mais influenciam a hidrodinâmica da Lagoa da Conceição (precipitação, vento, níveis da laguna e do mar) e sua influência nos ciclos biogeoquímicos de nutrientes. – Compreender o ciclo biogeoquímico de nutrientes de fonte natural e antrópica na bacia hidrográfica e na laguna. JUSTIFICATIVA DA EXECUÇÃO DO PROJETO Este projeto propiciará a construção um banco de dados com informações físico-químicas sobre o ecossistema da Lagoa da Conceição e suas forçantes climáticas, que poderá ser utilizado em futuros estudos. Em adição, espera-se construir um modelo numérico que favoreça a compreensão do processo de eutrofização neste importante corpo de água, e, por conseguinte, que permita identificar soluções para esta problemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Pedro Luiz Borges Chaffe – Integrante / Victor Eduardo Cury Silva – Integrante / A. DONNANGELO – Integrante / Thiago Arcari – Integrante / Patricia Uda Kazue – Integrante / Felipe Bubilitz Bier – Integrante.


 
2014 – Atual
A INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS DE PAISAGEM NO BALANÇO HÍDRICO DE UMA LAGOA COSTEIRA – BACIA DA LAGOA DO PERI
 
Descrição: O objetivo principal desse projeto é entender como as estruturas de paisagem afetam o balanço hídrico da bacia da Lagoa do Peri. Nós usaremos tempo de resposta médio e tempo de trânsito médio como respostas fundamentais das características das bacias experimentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / César Augusto Pompêo – Integrante / Masato Kobiyama – Integrante / Alexandra Rodrigues Finotti – Integrante / Nadia Bernardi Bonumá – Integrante / Roberto Valmir da Silva – Integrante / Pedro Luiz Borges Chaffe – Coordenador / Roberto Fabris Goerl – Integrante / Fernando Grison – Integrante / Aline de Almeida Mota – Integrante / João Henrique Macedo Sá – Integrante / Mauricio Luiz Sens – Integrante / Mauricio Mello Petrucio – Integrante / Nei Kavaguichi Leite – Integrante / Julian Klaus – Integrante.

 
2011 – Atual
Efeito da urbanização na qualidade d’água e nos processos biogeoquímicos da interface continente Oceano do Estado de Santa Catarina
 

Descrição: A crescente urbanização de áreas próximas ao mar é a principal causa de alterações no ambiente costeiro e tem incitado diferentes estratégias de ações regionais e globais. Os aumentos acima dos níveis naturais nas concentrações de nutrientes inorgânicos e da matéria orgânica dissolvida são as formas mais graves e comuns de perturbação afetando os recursos hídricos costeros. A eutrofização, em particular, é reconhecida como uma das formas de poluição capaz de levar ao colapso sistemas costeiros inteiros. Este projeto visa monitorar as entradas e transformações da matéria nos rios costeiros de SC e a eficiência de exportação para o mar. Este é um amplo projeto que tem parceria com o INCT-Transferência de material na interface terra-oceano…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca – Coordenador / LUIZ AUGUSTO SANTOS MADUREIRA – Integrante / Claudinei José Rodrigues – Integrante / Aichely Rodrigues da Silva – Integrante / Jucimara Andreza Rigotti – Integrante / Ana Carolina Moreira – Integrante / Maíra Algarve Assunção – Integrante.


 
 
2009 – Atual
Monitoramento do clima de ondas na costa Nordeste Brasileira – MCONDAS/NE
 

Descrição: A partir das medições de um aparelho a ser instalado no mar, o presente Projeto de Pesquisa tem dois objetivos primordiais: (i) – Objetivo prático imediato – Fornecer de forma contínua (dia e noite) diagnósticos precisos das condições de agitação do mar, com disponibilização gratuita de dados à comunidade em tempo real via internet. (ii) ? Objetivos de médio prazo – Criar uma base de dados de alta qualidade que possibilite caracterizar o clima de ondas da região de forma precisa e confiável, aferir e calibrar modelos de propagação de ondas, estudar o transporte de sedimentos na costa, estabelecer parâmetros de projeto para obras de engenharia, estudar a iteração de ondas com recifes naturais, analisar com profundidade o problema da erosão costeira em PE, dentre outras aplicações. Quanto ao primeiro objetivo, como já mencionado acima, sob o ponto de vista prático um diagnóstico preciso da agitação marítima existente é uma informação de importância fundamental para todos aqueles que utilizam o mar de alguma forma, seja por simples lazer – como no caso de banhistas, surfistas, velejadores, mergulhadores e esportistas náuticos em geral – seja na realização de atividades profissionais – como a pesca, navegação, operações portuárias, operação de plataformas de petróleo ?offshore?, etc. Portanto, é óbvio que a disponibilização dessa informação em ?tempo real? via Internet tornará muito mais seguras todas as atividades marítimas – de lazer ou profissionais – realizadas no litoral nordestino beneficiando de forma direta e imediata toda a comunidade costeira do NE brasileiro e, certamente, até evitando riscos a vidas humanas. Para o segundo objetivo, olhando a questão em médio prazo, a massa de dados coletados de forma sistemática e contínua trará também benefícios indiretos à sociedade, pois permitirá a criação de um acervo precioso que, por sua vez, possibilitará, dentre outras coisas, um entendimento quantitativo do clima de ondas desse trecho da co.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Integrante / Lauro Julio Calliari – Integrante / Alex Costa da Silva – Coordenador / João Nicolodi – Integrante / Elírio Ernestino Toldo Jr. – Integrante / Jefferson Vianna Bandeira – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


 
2009 – Atual
Caracterização dos nutrientes na plataforma continental do Estado de Santa Catarina e suas relações com as condições oceanográficas
 
Descrição: O conhecimento da dinâmica de nutrientes e dos processos que governam sua distribuição e concentração são de extrema importância para o manejo dos recursos e conservação do ecossistema da plataforma continental. O presente trabalho tem como objetivo analisar as variações espaciais e sazonais da da concentração dos nutrientes inorgânicos dissolvidos no ecossistema da plataforma continental catarinense e suas relações com as condições hidrográficas regionais. Este projeto também servirá de subsídio ao projeto Caracterização da biomassa fitoplanctônica do ecossistema da plataforma continental do Estado de Santa Catarina. Espera-se, através dos resultados obtidos pelo projeto maior, sob coordenação da Dra. Andrea S. Freire, avançar no conhecimento a respeito da biomassa e composição do fitoplâncton e os processos físicos e biogeoquímicos que determinam sua variabilidade, e assim colaborar com a geração de informações úteis para o manejo dos recursos e conservação do ecossistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Andrea Santarosa Freire – Integrante / Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

 

2009 – Atual
Zona morta na Lagoa da Conceição, Santa Catarina, processo de formação e seu efeito sobre a cadeia alimentar
 
Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar o processo de formação e evolução da zona morta na Lagoa da Conceição, relacionando-a aos eventos climáticos e às características da base da cadeia alimentar local. Tendo como objetivos específicos: 1. Quantificar a extensão e o volume da zona anóxica na Lagoa da Conceição; 2. Caracterizar a Lagoa da Conceição quanto às variáveis físicas, químicas e biológicas da coluna d?água, relacionando-as a estrutura da cadeia alimentar local; 3. Avaliar a capacidade dos sistemas frontais extremos em modificar a estratificação física e química da coluna d?água; 4. Compilar as informações em um modelo de balanço de massa, identificando o metabolismo do ecossistema e os processos biogeoquímicos prevalescente; 5. Divulgar os resultados do projeto e fomentar a troca de informação entre os diversos atores que atuam na Lagoa da Conceição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca – Coordenador.

 
2008 – Atual
Monitoramento e modelagem hidrológica – hidrodinâmica da Lagoa da Conceição – SC
 
Descrição: Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina, está situada em sua maior parte na Ilha de Santa Catarina. Suas quarenta e duas praias e vegetação exuberante, típica de mata atlântica e de restinga, lhe conferem um cenário de grande beleza natural associado a um clima de verões quentes e de águas com temperatura agradável. A Lagoa da Conceição, inserida nesta natureza e um dos principais pontos turísticos da capital, é uma laguna ligada ao mar pelo Canal da Barra da Lagoa, formando um sistema estuarino caracterizado por ecossistemas localizados na interface oceano/terra e, por isto, complexos e altamente produtivos. Este trabalho faz parte de um projeto que o Laboratório de Hidráulica Marítima (LaHiMar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem desenvolvendo na Lagoa da Conceição, dentro de uma linha de pesquisa voltada ao estudo da circulação e dispersão em ambientes estuarinos e costeiros do litoral de Santa Catarina. Em 2004, dando início às atividades do LaHiMar (Laboratório de Hidráulica Marítima ? UFSC) na Lagoa da Conceição, Koenfender (2005) realizou a análise numérica da influência batimétrica no padrão de circulação hidrodinâmica da laguna, comparando levantamentos topobatimétricos de dois períodos diferentes, e Lino (2005) estudou a influência relativa das variações do nível do mar na faixa astronômica e meteorológica sobre a hidrodinâmica da Lagoa. Os dois trabalhos utilizaram o modelo hidrodinâmico MIKE 21 desenvolvido pelo DHI (Denmark Hydraulic Institute) Water & Environment graças a convênio de colaboração científica assinado com o LaHiMar. A presente proposta visa analisar o comportamento hidrológico-hidrodinâmico da Lagoa da Conceição, através de medições meteorológicas e oceanográficas, de análises espaciais do meio físico, de análises por sensoriamento remoto da evolução batimétrica da laguna e de simulações com modelos computacionais MIKE SHE (hidrológico) integrado ao modelo MIKE 21 (hidrodinâmico). A análise será realizada a.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 
2007 – 2009
Curso de capacitação em hidrologia e hidrometria para conservação de mananciais
 
Descrição: Tornar técnicos da área de recursos hídricos, capazes de monitorar, calcular e analisar os principais processos hidrológicos que ocorrem em microbacias hidrográficas, através de ?Curso de capacitação em hidrologia e hidrometria para conservação de mananciais? que utilizará uma apostila, aparelhos em laboratórios e quatro bacias experimentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / William Gerson Matias – Integrante / Masato Kobiyama – Coordenador / Péricles Alves Medeiros – Integrante / Cláudia Weber Corseuil – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 
2007 – 2009
Desenvolvimento de Protótipo para Aproveitamento da Energia das Ondas no Litoral do Estado de Santa Catarina
 
Descrição: A zona costeira brasileira tem aspectos distintivos como sua extensão e grande variedade climática e geográfica, podendo ser considerada uma região de contrastes. Em termos de área de abrangência, a linha de costa se estende por 7300 km, número que se eleva para mais de 8500 km, quando se consideram os recortes litorâneos. O objetivo do trabalho proposto é desenvolver estudos específicos das condições ambientais e do potencial energético das ondas na costa do estado de Santa Catarina, que resultem em projeto técnico do conversor para geração sob estas condições. Os principais aspectos analisados incluem: ? Avaliação do potencial energético das ondas na costa Catarinense; ? Avaliação experimental do desempenho da concepção em modelos reduzidos; ? Dimensionamento do sistema de geração de energia das ondas para o Estado; ? Projeto técnico do módulo piloto de conversor de ondas em eletricidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Integrante / Segen F. Estefen – Coordenador.
Financiador(es): Centrais Elétricas do Sul do Brasil – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2

 

 
2007 – Atual
Uso associado de técnicas computacionais e de experimentação voltado ao gerenciamento de perdas em sistemas de abastecimento de água
 
Descrição: Desenvolver um protocolo de ações para avaliação das perdas (reais e aparentes) nos sistemas de abastecimento de água, apoiado em tecnologias computacionais de baixo custo (software livre) e de experimentação em campo (equipamentos nacionais)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Peter Batista Cheung – Integrante.
Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde – Presidência – Auxílio financeiro.

 
2006 – 2009
Monitoramento e modelagem hidrossedimentólogica da bacia hidrográfica do Alto Rio Negro ? Região Sul Brasileira
 

Descrição: O objetivo do projeto é monitorar vazão e vazão sólida em rio e algumas parâmetros meteorológicos em pequenas bacias hidrográficas que fazem parte da bacia alto Rio Negro que se localiza na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina a fim de compreender o comportamento dos processos hidrossedimentológicos em nível de bacias caracterizadas pela Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), pelo reflorestamento de pinus e pelas atividades agro-pastoral. Além disso, o projeto possui por objetivo de modelar esses processos em diferentes usos do solo, junto com modelos hidrológicos distribuídos (SWAT, HYCYMODEL modificado e TOPMODEL) e um modelo BHS para estimar evapotranspiração real sazonal. A cobertura florestal na região serrana do estado de Santa Catarina e do Paraná era representada principalmente pela Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária). Pouco mais de um século de exploração econômica sem planejamento levaram essa rica e singular floresta a uma situação de visível decadência biológica. Os raros remanescentes florestais nativos perfazem entre 1 e 2% da área original nos estados, pois vêm sendo suprimidos para dar lugar a cultivos agrícolas e atividades pecuárias e florestais (reflorestamento de pinus). Com esta situação, atualmente, observam-se muitos comentários sobre o uso do solo adequado para esta região. Ambientalistas e comunidade condenam as atividades de reflorestamento de pinus alegando a deterioração da qualidade da água e redução da sua quantidade e solicitam a transformação das áreas de pinus em Floresta Ombrófila Mista, não levando em conta que a economia da região está galgada em atividades de reflorestamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Masato Kobiyama – Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.


2006 – 2009
Ilhas da Costa Sul: Biogeografia, Conectividade Ecológica das Populações Marinhas e Efetividade das Unidades de Conservação
 

Descrição: A região sul do Brasil possui uma série de arquipélagos costeiros, dispostos ao longo de 300 km e sendo um deles a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo SC (a única REBIO marinha brasileira além do Atol das Rocas). Relativamente poucos estudos foram realizados na parte subaquática desses sistemas. O presente projeto contempla um tema recente, relacionado ao manejo de ecossistemas marinhos: a conectividade ecológica das populações. O conceito de conectividade indica o grau pelo qual a produção local resulta do auto-recrutamento local ou da importação de larvas de outra população. A conectividade entre populações é um processo importante em estudos de comunidades marinhas e uma informação crucial para se determinar o número e o tamanho ideal de áreas marinhas protegidas para que sustentem a pesca de uma dada região. As ilhas costeiras de Santa Catarina encontram-se a uma distância variando de 10 a 100 Km entre si, sugerindo a ocorrência de forte conectividade entre populações de peixes e invertebrados. As ilhas do norte devem abastecer de larvas as ilhas do sul devido ao sistema dominante na direção norte-sul da Corrente do Brasil. Devido ao efeito da baixa temperatura para organismos de origem tropical, algumas espécies têm baixa abundância, o que se reflete na pouca disponibilidade de larvas, e por sua vez na restrição da distribuição, i.e. limite sul da distribuição. Através de uma equipe multi-institucional e multidisciplinar, o presente projeto estudará diferentes organismos marinhos (peixes e invertebrados), que tradicionalmente tem sido estudados isoladamente. Esses diferentes grupos taxonômicos serão amostrados de forma conjunta nos arquipélagos costeiros do sul do Brasil, de modo que se avance no conhecimento: 1) da biodiversidade e biogeografia dessas ilhas, 2) da efetividade das diferentes Unidades de Conservação (UCs), e 3) do entendimento da conectividade entre as ilhas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Sergio Ricardo Floeter – Coordenador / Andrea Santarosa Freire – Integrante / Paulo Antunes Horta – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1


2004 – 2006
PIC: Apoio às operações do DT-Sul Petrobras (SC)
 

Descrição: O projeto propõe a manutenção e a ampliação dum moderno sistema de monitoramento das condições marítimas em “tempo real” na costa norte do estado de Santa Catarina onde a Petrobrás mantem as instalações da Dutos e Terminais do Sul – DT-Sul. No momento estão sendo disponibilizados nas paginas do Laboratório de Hidráulica Marítima da UFSC http://www.lahimar.ufsc.br/pic/index.php diagnósticos do espectro direcional de onda ao largo (da medições) e previsões do campo de onda na costa do Brasil e nas proximidades das instalações do DT-Sul (da modelos de geração). Com o presente projeto pretende-se consolidar o programa de informação costeira com medições e previsões “on line” do nível do mar real (e não somente da componente astronômica) em São Francisco do Sul, como com informações sobre a corrente superficial na plataforma interna de Santa Catarina a ser inferidas da posição GPS do ondógrafo. Conforme exposto em detalhe no restante do projeto, este monitoramento será de grande utilidade tanto para o dia-a-dia das operações de descarregamento de petroleiros na monobóia do DT-Sul quanto para futuros estudos ambientais e projetos de engenharia na região sob influência desta importante instalação da Petrobrás no litoral sul do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Marco Antônio Rígola Romeu – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante / Filipe Quintanilha – Integrante / Roberto Mulizini Gonçalves – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2004 – 2006
PIC: Fase 2
 

Descrição: Trata a presente proposta da CONTINUAÇÃO do projeto de pesquisa “Programa de Informação Costeira – on line” (PIC) apoiado pelo CNPq através do edital Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação o qual teve início em Jul/2001, com término previsto (…lamentavelmente…) para Jul/2003. Desde a sua concepção, o PIC tem como objetivo principal monitorar continuamente as condições do mar ao largo da Ilha de Santa Catarina através duma bóia medidora de ondas (ondógrafo) disponibilizando as informações à comunidade em tempo real e de forma totalmente gratuita via internet. Para tanto, o Laboratório de Hidráulica Marítima (LaHiMar) da UFSC montou o seguinte sistema: o ondógrafo direcional da UFSC foi fundeado a 35 km da Ilha de Santa Catarina sendo uma estação receptora montada numa base avançada no sul da ilha. O ondógrafo monitora as condições do mar durante 20 min. a cada hora enviando o sinal via rádio para a estação em terra. As informações são então retransmitidas via internet para a sede do LaHiMar no campus da UFSC onde são processadas e disponibilizadas ao público através da web-site (www.lahimar.ufsc.br). Desta forma, é possível obter um diagnóstico preciso das condições do mar em tempo real 24 horas por dia. A relevância do projeto pode ser vista sob dois aspectos. Sob o ponto de vista prático um diagnóstico preciso das condições de mar existentes torna muito mais seguras todas as atividades marítimas – de lazer ou profissionais – realizadas no nosso litoral beneficiando de forma direta e imediata toda a comunidade costeira do sul brasileiro. Sob o ponto de vista da pesquisa científica, um conhecimento preciso do clima de ondas duma região constitui-se numa informação básica fundamental para qualquer estudo do ambiente costeiro, incluindo-se obras de engenharia que envolvam o mar e/ou a costa e também para a realização de um gerenciamento ambiental adequado da região litorânea.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Marco Antônio Rígola Romeu – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2004 – 2005
Caracterização do clima de ondas ao largo da Ilha de Santa Catarina
 

Descrição: Definir um regime de ondas significa quantificar padrões temporais de recorrência de estados do mar característicos da região em estudo. A significância estatística dos resultados depende principalmente de: 1) Uma suficiente representatividade temporal da campanha de medições. Os tempos de amostragem dos registros que passaram a fase de controle de qualidade serão utilizados para calcular Eficiências de Amostragens, em termos de no intervalo de tempo T. 2) Quais parâmetros são utilizados para representar sinteticamente o estado do mar. Usualmente o estado do mar é sinteticamente representado por: altura significativa, direção e período do pico principal do espectro de energia. No caso de um mar uni-modal (com um único pico, ou seja, com uma única Onda Primaria presente) esta informação descreve eficientemente o estado de agitação marítima. Diversa é a situação em mares multi-modais, quando varias Ondas Primarias se encontram, vindo de direções diferentes, com período próprio e com energia (altura) diversa. 3) A seleção dos picos significativos (Ondas Primarias) será efetuada segundo a metodologia proposta por Rodrigues e Guedes-Soares (1999). 4) Definindo-se um “Sistema de Onda” como um conjunto de “Ondas Primarias” de características similares, resta entender que parâmetros de onda considerar, e que critérios utilizar para agregá-las. 5). Determinação dos clusters (Sistemas de Onda). Pretendem-se testar alternativas de agrupamento, usando um agrupamento hierárquico de Ward (Bijnen, 1973) com métrica de Mahalanobis, mudando o conjunto de parâmetros considerado, e o intervalo temporal selecionado. A finalidade é identificar quando os clusters obtidos são “estruturais”, representando uma real situação física, de quando é resultado das escolhas metodológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Eloi Melo Filho – Integrante / Guilherme Hammes – Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Auxílio financeiro.


2003 – 2005
Climatologia de ondas de vento em águas rasas no litoral de Santa Catarina
 

Descrição: (i) Desenvolver e Aplicar modelos (espectrais) de propagação de ondas que permitam determinar com precisão as condições de mar em águas rasas ao longo da costa a partir das condições medidas ao largo pelo ondógrafo da UFSC. (ii) Realizar uma campanha de medição de onda em águas rasas (por ex. na Praia da Armação, Ilha de SC) de modo a obter dados que possibilitem testar e validar os modelos de propagação desenvolvidos no item (i). (iii) Utilizar o modelo que se mostrar mais adequado para transformar as condições de mar medidas pelo ondógrafo da UFSC para locais de interesse da costa Catarinense e, desta forma, obter informações sobre o clima de ondas em águas rasas nos referidos locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Marco Antônio Rígola Romeu – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2002 – 2005
Instituto do Milênio: Uso e apropriação de recursos costeiros (IM-RECOS) Grupo de trabalho Maricultura.
 

Descrição: OBJETIVOS Avaliar os impactos da maricultura sobre a biodiversidade, a qualidade da água e as formas de uso das zonas costeiras, visando desenvolver um sistema de suporte à tomada de decisão para o ordenamento da atividade. RESULTADOS ESPERADOS Levantamento de dados disponíveis sobre as zonas aqüícolas Definir indicadores de sustentabilidade e de qualidade ambiental para os parques aqüícolas Estruturar bases de dados georefenciados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Jarbas Bonetti Filho – Integrante / Ana Lúcia Carneiro Schaefer – Integrante / Carla Van Der Haagen Custodio Bonetti – Integrante / Elpídio Beltrame – Integrante / Jaime Fernando Ferreira – Integrante / Luis Vinatea Arana – Integrante / William Severi – Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Auxílio financeiro.


2002 – 2004
Programa de apoio as operações maritímas do DT-Sul (Petrobrás)
 

Descrição: O estudo visa realizar medições de campo de parâmetros oceanográficos no intuito de : Viabilizar a manutenção no mar do ondógrafo Petrobrás/UFSC Disponibilizar os dados medidos em tempo real à Petrobras via internet. Através da combinação das medições de campo e da modelação matemática de ondas, gerar em tempo real mapas de altura de onda válidos para toda a costa de SC. Disponibilizar tais mapas à Petrobras (e ao resto da sociedade) via internet..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Josè Henrique Gomes de Mattos Alves – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante / Daniel Mendes – Integrante / Guilherme Hammes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.


2001 – 2003
Programa de Informação Costeira – on line (PIC)
 

Descrição: OBJETIVOS Monitoramento das ondas oceânicas ao largo da ilha de Santa Catarina utilizando o ondógrafo PETROBRAS/UFSC. Fornecer gratuitamente um diagnóstico preciso das condições de agitação do mar na costa sul do Brasil via internet ao público. Montar um banco de dados sobre o clima de ondas na costa sul do Brasil RESULTADOS ESPERADOS Colocar o ondógrafo no mar e implementar um sistema de recepção/transmissão de dados até o LAHIMAR Criar uma web-site para divulgação gratuita das condições de agitação marítima através da internet. Criar um acervo de dados sobre o clima de ondas na costa sul do Brasil para utilização em futuros projetos de engenharia Realizar pesquisa científica sobre medição, propagação e geração de ondas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Josè Henrique Gomes de Mattos Alves – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante / Carlos Eduardo Salles de Araujo – Integrante / Felipe Mendoça Pimenta – Integrante / Daniel Mendes – Integrante / Guilherme Hammes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Cooperação / Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro.


1999 – 2003
Processos costeiros em torno das installações do DT-Sul / Petrobras
 

Descrição: OBJETIVOS Modelação hidrodinâmica das correntes induzidas pela maré e ventos locais na plataforma interna de S.F.Sul (região incluirá a zona de costa e a monobóia) Modelação hidrodinâmica das correntes induzidas por ondas na zona de arrebentação e do transporte de sedimentos em torno da Ponta da Enseada RESULTADOS ESPERADOS A compreensão dos mecanismos de transporte de sedimentos a partir de uma modelação quantitativa do fenômeno possibilitará: uma avaliação fundamentada do efeito do molhe do DT-Sul e demais obras portuarias realizadas pela Petrobras no balanço sedimentológico da Praia da Enseada, São Francisco do Sul, SC uma análise de alternativas de ações para solucionar de forma duradoura o problema de erosão nessa praia. O avanço no conhecimento do regime de correntes costeiras na zona de influência da mono-bóia advindo desse estudo será útil ainda para : auxiliar operações de atracação na mono-bóia estabelecer a base hidrodinâmica para previsão do transporte/dispersão de petróleo através do acoplamento de um modelo específico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Josè Henrique Gomes de Mattos Alves – Integrante / Rodrigo de Carmo Barletta – Integrante / Daniel Mendes – Integrante / Guilherme Hammes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


1999 – Atual
Circulação hidrodinâmica na costa de Santa Catarina
 

Descrição: OBJETIVOS Estudo da circulação costeira e estuarina devido a maré astronômica e aos fenômenos meteorológicos típicos da região por meio de um modelo 2D-H e de medições em situ. RESULTADOS ESPERADOS A compreensão dos mecanismos de circulação induzidos pela passagem das frentes frias ao longo do litoral Sul do Brasil. A previsão com 2/3 dias de antecedencia de fenomenos de resacca e dos possiveis efeitos negativos sobre a ocupacao humana da faixa litoranea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Marco Antônio Rígola Romeu – Integrante / Maria Laura Guimarães Rodriguez – Integrante / Mara Terezinha Mariotti – Integrante / Ruy de Sá Prudêncio – Integrante / João Félix de Luca Lino – Integrante / Filipe Koefender – Integrante / Henrique Frasson de Souza Mário – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 6


1995 – 1998
PADCT/CIAMB Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentavel da Bacia do Rio Cubatão
 

Descrição: Em 1995 a Universidade Federal de Santa Catarina recebeu um financiamento do PADCT/CIAMB, para desenvolver um projeto sobre Tecnologias Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia do Rio Cubatão, região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Este projeto tentou ser um marco com respeito à concepção e tratamento interdisciplinar da produção do conhecimento na questão ambiental. Envolveu três departamentos de engenharia, Sanitária e Ambiental, Rural e Mecânica, o Centro de Informações Toxicológicas e dois Programas de Pós-Graduação, o de Engenharia Ambiental e o de Agroecossistemas, reunindo por dois anos, mais de 40 pesquisadores, bolsistas e profissionais contratados. Na concepção do projeto levou-se em conta, com muita precisão os marcos de referência do PADCT/CIAMB, bem como do Programa MAB e de outras referências oriundas da ECO ?92. Organizou-se estas referências em três instrumentos: a) as diretrizes para o trabalho ambiental; b) as características do trabalho ambiental e c) os problemas ambientais globais. As diretrizes eram dadas pela articulação da produção do conhecimento com a formação de recursos humanos e a disseminação das informações. As características foram a interdisciplinaridade na produção do conhecimento, a interinstitucionalidade no gerenciamento e articulação do projeto com os diversos setores do governo e a interatividade com a comunidade da bacia objeto do trabalho. O LAHIMAR ficou responsavel pelo studo da circulação e dispersão de poluentes na baía de Florianópolis. O estudo propiciou a implementação, pela primeira vez, de um modelo matemático hidrodinâmico de circulação à Baía de Florianópolis capaz de descrever as correntes ocasionadas pela maré e pelos ventos no interior da baía..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / RENATO PARKINSON MARTINS – Integrante / Germano Alves de Souza Pirajá Martins – Integrante / Cristian Ricardo dos Santos – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


1995 – 1997
Estudos Ambientais em Areas Costeiras e Oceanicas na Região Sul do Pais
 
Descrição: Objetivo do projeto foi o monitoramento das condições meteo-oceanograficas ao longo da costa Sul do Brasil, desde o Paraná até o Rio Grande do Sul. O projeto contou com a colaboração de grupos de pesquisa da FURG, UFRGS, UFPR além da propria UFSC. O LAHIMAR-UFSC, responsavél pela área de São Francisco do Sul (SC), realizou medições de onda, corrente, temperatura e densidade da água e nivél do mar ao longo do 1996. A instalação de uma estação meteorologica automatica propiciou medições horarias de vento, temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar, pressão atmosférica e precipitação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / RENATO PARKINSON MARTINS – Integrante / Cristian Ricardo dos Santos – Integrante / Eloi Melo Filho – Coordenador / Josè Henrique Gomes de Mattos Alves – Integrante / Sven Le Poole Mueller – Integrante / Vagner Jorden – Integrante / Cesar Henrique de Assis Ribeiro – Integrante / Fabiano Zago – Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Bolsa / Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2