Projetos de Extensão

2023 – Atual

CONHECENDO OS RIOS URBANOS DE FLORIANÓPOLIS: Campus UFSC e Bacia da Lagoa da Conceição
Descrição: Este projeto, visa estudar o ponto próximo do exutório da bacia do Rio do Meio, no qual este local sofre influência dos rios Serrinha, Pantanal, Carvoeira e seus afluentes, bem como de parte do campus UFSC Trindade. O objetivo geral deste projeto constitui-se do monitoramento hidrológico e qualitativo do ponto próximo ao exutório da bacia do Rio do Meio, no campus da UFSC. Para tanto, será realizado o monitoramento da qualidade da água nesse ponto do rio através da coleta trimestral padronizada de amostra de água e posterior análise laboratorial. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente e comparados com a resolução CONAMA 357/2005, afim de compreender a influência antrópica sobre os rios. Também, serão produzidos boletins trimestrais para divulgar os resultados obtidos no campo, à sociedade. O monitoramento hidrológico e de qualidade da água é um importante passo para o controle do impacto ambiental causado pelo consumo inapropriado de recursos hídricos e emissão de poluentes. Espera-se como resultados, que o projeto contribua para o desenvolvimento científico, ao produzir um banco de dados confiáveis e representativos de qualidade da água em rios que atravessam a bacia do Rio do Meio. Acesse aqui os boletins mensais de qualidade da água.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Patricia Kazue Uda – Coordenadora / Priscilla Kern – Integrante/ / Ezequiel de Conti – Integrante /Julia dos Santos da Silva – Integrante/ / João Antônio – Integrante/  João Albino – Integrante/José Henrique Hess – Integrante.
2020 – 2021
QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO: Conscientização e Monitoramento Hidrológico de Baixo Custo
 
Descrição: A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é uma laguna costeira, caracterizada como um patrimônio paisagístico, arqueológico e econômico. Ela destaca-se pelo seu papel ecológico, sendo local de abrigo e reprodução para diversas espécies de organismos marinhos. Ao longo das últimas décadas sua bacia hidrográfica vem sofrendo com o aumento do crescimento urbano desordenado e uma notável alteração no uso e ocupação da sua bacia hidrográfica, com evidente degradação de sua qualidade da água. Assim, o objetivo geral deste projeto constitui-se de avaliar a qualidade da água da Lagoa da Conceição em toda a sua extensão, compreendendo a influência antrópica sobre, e divulgar os resultados obtidos, a fim de conscientização da sociedade. Para tanto, será escolhida uma plataforma de desenvolvimento livre para desenvolvimento de uma plataforma de registro e transmissão de dados coletados por sensor(es) hidrológico(s). Será realizado o monitoramento da qualidade da água em toda a extensão do  corpo hídrico da Lagoa da Conceição, através da coleta padronizada de amostras de água e posterior análise laboratorial. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente e comparados aos limites estabelecidos por legislação ambiental vigente, como a resolução CONAMA 357/2005 e correlacionados à proximidade a bacias de contribuição mais urbanizadas. Serão, também, produzidos materiais para divulgação dos resultados. Dentre os resultados esperados, espera-se compreender e caracterizar da qualidade da água nas diferentes regiões da Lagoa da Conceição e sua relacioná-la com a ocupação urbana da bacia. Serão gerados e publicados de material para conscientização acerca da qualidade da água da Lagoa da Conceição. Em adição, serão qualificados estudantes da UFSC, acerca da importância de atividades de extensão para sociedade, bem como, de conceitos e métodos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Patricia Kazue Uda – Integrante / Priscilla Kern – Integrante / Vinicius Adriano Bento Ferreira – Integrante / Emanuel Goulart Farias – Integrante / Leonardo Ruschel Horn – Integrante / Victória Paoletti – Integrante.

2016 – 2017
CAPACITAÇÃO EM SCIENTIFIC WORKFLOW SYSTEM E MODELOS NUMÉRICOS PARA DADOS AMBIENTAIS
 

Descrição: Softwares para análise e processamento de dados constituem ferramentas indispensáveis para pesquisadores e cientistas. Contudo, a integração de dados e fluxos de informação constitui um ponto crítico na pesquisa devido à elevada demanda de tempo e à vulnerabilidade em termos de erros por falha humana. O software Knime foi desenvolvido em 2004 pela universidade de Konstanz por pesquisadores farmacêuticos do Vale do Silício que trabalhavam em uma plataforma aberta capaz de integrar e processar um grande número de dados (http://tech.knime.org/knime) podendo ser utilizada para as mais variadas áreas e disciplinas como: Análise de Dados Ambientais, Análise de Séries Temporais, Ciências da Computação, Estatística, Análise de Sistemas, Tecnologias Sociais e Tecnologias da Informação. Esta poderosa ferramenta permite o desenvolvimento de modelos em um ambiente visual bem como a integração de softwares e o processamento de dados. A utilização do Knime apresenta inúmeras vantagens dentre as quais automação dos fluxos de informação, modelagem e estruturação conceitual da pesquisa e análise integrativa de dados. Nos principais centros de pesquisa do mundo a utilização de linguagens de programação é um aspecto consolidado sendo observada uma tendência crescente para plataformas integrativas. Já no Brasil o uso de linguagens de programação ainda pode ser considerado incipiente e muito distante do estado da arte em termos de análise e processamento de dados. O presente curso é pioneiro no Brasil no que tange à análise de dados ambientais utilizando o Knime como ferramenta centralizadora. Assim sendo, o projeto visa capacitar alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do Laboratório de Hidráulica Marítima (LaHiMar) em análise e fluxos de dados com Knime. O projeto também visa promover cursos de curta duração em análise de dados ambientais com R e Matlab bem como modelagem numérica com o uso dos modelos MIKE 21 e MOHID. Objetivo geral: Capacitar os integrantes do LaHiMar para trabalhar com fluxos de dados com auxílio da plataforma Knime. Objetivos específicos: i) Introduzir o software Knime como ferramenta de trabalho e integração de diferentes softwares (R, MATLAB e Excel); ii) Realizar tratamento , manipulação, análises de dados e estatísticas através do software Knime e suas extensões; iii) Construção de scientific workflow system integrando integrando o modelo numérico MIKE 21 e MOHID..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Anna Luiza Pacheco Dalbosco – Integrante / Victor Eduardo Cury Silva – Integrante / A. DONNANGELO – Integrante / Felipe Bubilitz Bier – Integrante / Samuel Andrade Segatto – Integrante / Diogo Mees Delfe Varela – Integrante.


2013 – 2017
PROJETO MAArE – Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno
 

Descrição: O objetivo principal do projeto é estabelecer um Programa de Monitoramento continuo e sistematizado baseado em indicadores biológicos, associado a parâmetros oceanográficos, que permitam monitorar a qualidade ambiental do ecossistema marinho da REBIO Arvoredo e entorno, buscando subsidiar o processo de gestão da UC. Serão monitorados locais reconhecidos como de relevante interesse ambiental nas áreas de fundos consolidados e inconsolidados da REBIO Arvoredo e entorno. O projeto irá priorizar o monitoramento de espécies exóticas, com intuito de prevenir a introdução, controlar e erradicar populações de espécies potencialmente invasoras. Metodologicamente serão utilizadas técnicas e ferramentas adequadas ao monitoramento de comunidades bênticas de fundos consolidados e não consolidados, além de técnicas específicas para o monitoramento das condições oceanográficas consideradas relevantes para o entendimento dos processos biológicos. A Metodologia ReefCheck Brasil (Ferreira e Maida, 2006) é uma das referências metodológicas a ser utilizada na concepção do projeto, em função da facilidade de sua aplicação, bem como da possibilidade de comparação com outros programas de monitoramento que vêm sendo realizados em ambientes recifais brasileiros http://recifescosteiros.org.br/index.php/projetos/reef-check/o-programa). O Protocolo Dafor (Paula e Creed 2005; Creed e Fleury 2009), que já vem sendo utilizado pelo Projeto Coral Sol (http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?pagina=461&cod_modulo=642, será adotado especificamente para a identificação e quantificação de espécies invasoras. O projeto contemplará um Sistema de Gestão da Informação, englobando as etapas de: Levantamento de dados pretéritos, Coleta, Tratamento, Análise, Armazenamento e Disponibilização dos resultados. O modelo de gestão priorizará a disponibilização pública da informação em página eletrônica na internet e a publicação dos resultados em veículos de comunicação de acesso da comunidade em geral…
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Davide Franco – Coordenador / Andrea Santarosa Freire – Integrante / Melissa Carvalho – Integrante / Bárbara Segal Ramos – Integrante / Eunice Costa Machado – Integrante / Alessandra Larissa D Oliveira Fonseca – Integrante / Paulo Antunes Horta – Integrante / Paulo R Pagliosa Alves – Integrante / Alberto Lindner – Integrante / Sérgio Floeter – Integrante / LUIZ AUGUSTO SANTOS MADUREIRA – Integrante.


2013 – Atual
REATIVAÇÃO DA BACIA ESCOLA DO CAMPUS DA UFSC
 
Descrição: O objetivo geral do projeto é articular o ensino de hidrologia e hidráulica com a pesquisa científica utilizando a bacia escola como laboratório de campo de forma a incentivar a participação da comunidade na democratização do conhecimento acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Davide Franco – Integrante / César Augusto Pompêo – Integrante / Nadia Bernardi Bonumá – Coordenador / Pedro Luiz Borges Chaffe – Integrante / Paulo R. Zanin – Integrante / Tássia Mattos Brighenti – Integrante.